Veja o que Haddad fez na Cracolândia!

0
1223

O Programa “De Braços Abertos” esteve em funcionamento de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Dória e Covas em um esforço de se aproximar a um discurso conservador, rotularam o programa de Bolsa Crack e acabaram com o programa. A seguir apresentamos um pouco do programa que ganhou uma importância política tão grande que até os dias de hoje é considerado com potencial de ser replicado nacional e internacionalmente.

Implementado no Bairro da Luz, região de grande concentração de consumidores de crack, o Programa “De Braços Abertos” buscou conhecer o perfil dos beneficiários e colher informações junto à eles, para verificar suas vidas cotidianas e seus hábitos de consumo de crack e outras drogas.

O programa ofereceu acomodações em quartos de hotéis no entorno da região, três refeições diárias em um restaurante público local, oportunidade de trabalho e renda em serviços de zeladoria municipal e mediação de acesso a serviços de saúde para as pessoas identificadas como “usuárias de crack”, sem a exigência de interrupção do consumo dessa ou de outras drogas.

Tratou-se de um tipo de ação pública inédita, especialmente considerando a enorme diferença qualitativa deste programa em relação às medidas repressivas anteriores e também em relação à proposta implementada pelo governo do estado de São Paulo, o Programa Recomeço, que, a partir de 2013, mediou financeiramente o acolhimento de pessoas da região em centros distantes da área, a maior parte deles em Comunidades Terapêuticas.

Uma pesquisa realizada na Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas demonstrou que o De Braços Abertos era majoritariamente bem avaliado pelos seus participantes e que, de fato, a aposta pública em oferecer trabalho, alimentação e moradia resultou na melhora das condições objetivas e subjetivas na vida dessas pessoas e na diminuição geral do consumo de crack.

Nos dados quantitativos da pesquisa verificou-se que trata-se de uma população majoritariamente negra/parda, pouco escolarizada e cujas vidas foram construídas no entra e sai de instituições estatais de controle e de assistência. É uma população que passou pelo sistema prisional e que tem indícios de sofrimento mental provocados pela permanente ansiedade da condição em que vivem.

O programa, de acordo com a pesquisa, foi fomentando a qualidade de vida e o acesso aos direitos desses sujeitos, expandindo suas perspectivas futuras. As equipes de saúde e de assistência social, presentes diariamente nos hotéis, foram muito bem avaliadas, precisamente porque são elas, no dia-a-dia, que representavam a face pública das ações ofertadas.

Era uma política pública que gerava resultados silenciosos, resultados direcionados para o seu público alvo, não se tratava de retórica populista, mesquinha, era guiada por indicadores, o melhor do conhecimento científico e pelo comprometimento dos agentes públicos que atuavam na ponta para melhoria das condições de vida desta população.

Para saber mais acesse o relatório de pesquisa na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!