Tribunal de Justiça declara ilegal Reforma Administrativa de João Doria após representação de vereadores do PT

0
3971

Acatando representação da Bancada de Vereadores do PT, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou inconstitucional decreto do ex-prefeito João Doria através do qual o tucano promoveu reforma administrativa na Prefeitura e extinguiu várias secretarias municipais, no início de sua gestão.

O TJ determinou ainda que a administração municipal, num prazo de até 120 dias, regularize a situação (recriando as pastas extintas ou, caso queira manter a extinção, deverá fazê-lo por projeto de lei).

Em janeiro de 2017 Doria editou o decreto 57.576/2017, fazendo mudanças na estrutura do secretariado.  Entre outras alterações ele extinguiu duas secretarias (Promoção da Igualdade Racial e Política para as Mulheres, criadas por lei em 2013), unificou outras pastas, alterou a denominação de secretarias e subprefeituras e mudou atribuições de cargos.

A Bancada do PT, através do líder Antonio Donato, ingressou com representação no Ministério Público denunciando a ilegalidade da reforma administrativa ser feita por decreto. O MP acolheu a representação dos parlamentares petistas e entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o decreto. Essa Adin é que foi julgada pelo Tribunal de Justiça, declarando como nulo o decreto.

“Admitir tais mudanças via decreto esvazia as atribuições do Poder Legislativo. O certo era o prefeito encaminhar a reforma via projeto de lei, para debate e deliberação pela Câmara Municipal”, afirmou o vereador Antonio Donato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!