REQUEIRO, nos termos e formas regimentais, seja aprovada pelo Egrégio Plenário desta Casa MOÇÃO DE REPÚDIO ao comportamento e às declarações inaceitáveis proferidas pelo deputado estadual Arthur do Val, vulgo “mamãe falei”, em que afirma dentre outras coisas, que mulheres ucranianas são fáceis de pegar por serem pobres.
O deputado, “youtuber” e integrante do movimento MBL, em viagem à Ucrânia para supostamente acompanhar o cenário de guerra, gravou alguns áudios revelando todo o seu comportamento machista, sexista e misógino e real intenção de se aproveitar de mulheres em situação de guerra. Uma situação indecorosa que causa enorme prejuízo à imagem de nosso país!
Nós, da bancada do Partido dos Trabalhadores, repudiamos veementemente toda e qualquer forma de violência contra mulheres em qualquer país ou situação. Os áudios vazados ganham contornos mais cruéis em função do momento difícil enfrentado pela população da Ucrânia, pois o deputado com ideias liberais se referia a mulheres que estavam em uma fila tentando fugir da guerra.
Hoje, 08 de março, Dia internacional das Mulheres, deve ser lembrado como uma data de luta e de resistência. É preciso caminhar ainda mais para combater comportamentos machistas que revelam as várias faces da violência contra as mulheres.
Vereador Senival Moura
Líder da Bancada do Partido do Trabalhadores