Curso – Desenvolvimento e Transição Ecológica

Data: 28/06/2019 às 19h
Com objetivo de promover o debate acerca de um novo modelo de desenvolvimento e de sociedade, a Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores (SMAD/PT), a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Secretaria Nacional de Formação (SNF/PT) oferecem o primeiro curso sobre “Desenvolvimento Socioambiental e Transição Ecológica”, on line e gratuito.
A proposta é aprofundar o conhecimento desta temática fundamental na disputa da narrativa, bem como será central para as próximas eleições. O curso é baseado em temas que foram abordados no Plano de Governo Lula-Haddad 2018.

Público-alvo:
Dirigentes e filiados ao PT, lideranças de movimentos sindicais, sociais e populares.

Metodologia:
• Seminário inaugural com transmissão ao vivo pela internet: 28/06/2019, 19h.
• 13 aulas a distância com 15 a 20 minutos cada;
• Rodas virtuais de conversa com os participantes do curso.
• Sugestão de documentários, livros e outros materiais complementares

Conteúdo Programático

I Parte – Fundamentos conceituais e políticos da transição ecológica

1. Meio ambiente e transição ecológica:
Abordará as visões e perspectivas em disputa na sociedade: que tipo de desenvolvimento o PT defende para o Brasil, e como fazer a disputa da narrativa.
2. A luta de classes sob a perspectiva da transição ecológica:
O papel do Estado, dos movimentos sociais e do PT diante da mercantilização do trabalho humano e da biodiversidade.
3. Agenda global para o desenvolvimento sustentável:
O protagonismo do Estado Brasileiro para políticas públicas ambientais e enfrentamento diante dos retrocessos propostos pelo atual governo

II Parte – Desenvolvimento e conflitos ambientais

4. Inserção do Brasil na economia global e conflitos ambientais:
Mineração, água, terra, biodiversidade: privatização versus alternativas econômicas possíveis
5. Processos de expropriação e apropriação dos recursos naturais:
Como o poder público e o capitalismo promovem a alienação do ser humano sobre a biodiversidade e as propostas para resistência e proposições
6. Conflitos e convergências das questões agrária e ambiental:
A má distribuição de terras, monopólio dos transgênicos versus agrofloresta, agroecologia e outras propostas sustentáveis

7. Urbanidades , saneamento e saúde:
Como a ausência de políticas públicas ambientais afetam a vida na cidade
8. Desenvolvimento urbano e mobilidade:
A importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida e preservação ambiental

III Parte – Agenda da transição ecológica; temas, prioridades e organização partidária

9. Resistência ao ataque do governo Bolsonaro ao legado dos governos do PT:
As políticas públicas mais relevantes durante os governos petistas na área socioambiental
10. Desenvolvimento regional e a Transição Ecológica:
O que é possível fazer enquanto organização social e partido político para o desenvolvimento regional e a transição ecológica global: agir local e pensar global
11. Reforma Fiscal Verde:
Como os incentivos podem ajudar a mudar a cadeia produtiva, criar novas possibilidades de organização econômica e o papel dos poderes executivo, legislativo e de movimentos sociais para esta construção.
12. A organização de base e formação política como pedagogia para a transição ecológica:
A importância da transição ecológica como debate central em oposição ao modelo capitalista: formação de base.

Inscrições: http://difusao.fpabramo.org.br/inscricoes/

⚠ ATENÇÃO⚠
O link é usado para inscrições de diversos cursos da FPA. Por isso, após preenchimento de seus dados, na área Aula inaugural optar por 28/06/2019 Setorial Meio Ambiente: Desenvolvimento e Transição Ecológica que aparece no meio da lista para validar sua inscrição.

?Participe ❗
Mais informações: [email protected]