O vereador Alfredinho apresentou requerimento à Comissão de Administração Pública, solicitando informações à Sabesp, à Secretaria de Subprefeituras e demais órgãos competentes sobre os buracos em vias públicas, de acordo com o parlamentar, identificados em diferentes pontos da cidade e que têm gerado “inúmeras reclamações”, “grande insatisfação” e “transtorno aos munícipes”.
De acordo com a justificativa do documento, são situações que “[…] muitas vezes ocorrem em vias recém-recapeadas, ou cujo asfalto tem pouco tempo de utilização, o que passa a sensação aos munícipes de que há falha ou falta de planejamento, e ausência de comunicação entre o município e a empresa estadual”.
O Executivo tem até 30 dias para responder o questionamento.
Embora a zeladoria urbana tenha sido anunciada como uma das prioridades da atual gestão, por meio do programa Asfalto Novo, as reclamações sobre pavimentação e asfalto cresceram 32% na cidade de São Paulo em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Serviço 156 da própria Prefeitura. A média é 22 reclamações por hora.
Além disso, os dados mostram que em 2019 os recursos destinados aos serviço voltaram a cair:
Recursos destinados pela Prefeitura de São Paulo
para pavimentação e recapeamento de vias
Estiveram presentes na reunião os vereadores Alfredinho e Donato (PT); Gilson Barreto (PSDB), André Santos (PRB), Janaina Lima (Novo) e Jonas Camisa Nova (DEM).
+ Administração Pública: Vereadores analisam PL que cria Banco de Águas