Ato nacional contra a extinção do Ministério da Cultura

0
918


Com o argumento demagogo de que fundir o Ministério da Cultura ao da Educação geraria economia, estão destruindo políticas culturais construídas em conjunto e pactuadas entre União, estados e municípios nas últimas três décadas, quando o MinC foi criado.
Esta junção significa um profundo retrocesso. A cultura não é subordinada à educação, nem o contrário. Abaixo, o manifesto assinado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas.
Manifesto contra o fim do Ministério da Cultura
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas vem se posicionar contrário à extinção do Ministério da Cultura ou à sua fusão a qualquer outra pasta do Executivo Federal. A criação do Ministério da Cultura, em 1985, iniciou um tempo novo e diferenciado para o Brasil, na gestão de José Sarney e sob o impulso do Fórum Nacional de Secretários de Cultura.
A existência do Ministério da Cultura é fundamental para que os mais de cinco mil municípios do país possam atuar de forma sistêmica, ao mesmo tempo em que fomenta a arte e a diversidade das expressões e consiga garantir transparência e espírito público na gestão dos recursos públicos. A gestão compartilhada entre os entes federados e entre estes e a sociedade civil é um princípio importante e que queremos aqui pontuar como uma das motivações mais relevantes para o que aqui colocamos, criando as condições técnicas, operacionais e de suporte para as políticas mais amplas para o setor cultural.
O momento para o setor de cultura deve ser de consolidação. A organização sistêmica, nas diversas esferas de governo, tem possibilitado o compartilhamento de boas práticas, a discussão de soluções conjuntas e facilitado o trabalho articulado, o que é um sinal positivo de fortalecimento do setor. Importante que este avanço impacta de modo singular em outras áreas e pode criar ambiente favorável para as cidades e seus habitantes.
Assumindo nosso papel de articulação municipal e entendendo que os municípios entregam diretamente à população a maior parte dos serviços públicos do cotidiano e são os principais atores de garantia dos direitos essenciais, entre eles o direito ao pleno exercício dos direitos culturais, postulamos, qualquer venha a ser a estrutura de ministérios necessária para atravessarmos o momento pontual de crise, que seja mantido o Ministério da Cultura, mesmo com ajustes internos em sua estrutura.
Todo o esforço que o país fizer em termos de desenvolvimento econômico será sem efeito para o conjunto da população se não considerar os aspectos culturais do desenvolvimento. Enquanto a maior parte do mundo caminha para pensar a cultura como estratégica para o desenvolvimento das nações, não podemos caminhar num sentido diferente. Por mais que se tenha que replanejar os investimentos no país, a Cultura precisa ser colocada num outro patamar, posto que o investimento não realizado em cultura hoje terá um alto custo para o país posteriormente. A Cultura é que nos torna realmente humanos, o que nos tira da barbárie. Sem sombra de dúvida, pensando num país melhor, o momento exige um posicionamento direto e concreto pela manutenção do Ministério da Cultura como pasta estratégica para o desenvolvimento do país. O futuro espera nossa decisão.
Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas |Diretoria 2015-2016
Presidente: Leônidas Oliveira – Belo Horizonte, MG – [email protected]
Vice-Presidente: Vinicius Palmeira – Maceió, AL – [email protected]
Secretário Geral: José Paulo Traven – Cuiabá, MT – [email protected]
Secretário Executivo: Rodrigo Forneck – Rio Branco, AC – [email protected]
Secretário Relações Institucionais: Roque Jacoby – Porto Alegre, RS – [email protected]⁠⁠⁠⁠
O Teat(r)o Oficina tem uma capacidade máxima
de 350 pessoas, então atenção:
Pra que ninguém se coloque em risco, a entrada será por ordem de chegada. Quando alcançarmos o limite estabelecido como seguro, continuamos chegando (viva!), e enchendo a rua
em ritmo de re-existência política e maniFesta
Felicidade guerreira pra profanar o golpe !
Transmissão ao vivo (yes!)
no nosso canal no youtube:
https://www.youtube.com/user/uzonauzyna
E projetação ao vivo pra rua, também (!)
_________________________________________________
A arte e a cultura nesse caminho de lutas coletivas contra o conservadorismo do pensamento, do corpo, da política e da vida em curso, precisam ser entendidas como infra-estruturas da própria vida, potências fundamentais capazes de pensar e criar novos valores sociais, políticos, econômicos, ambientais, afetivos…presentes, assim, no sistema nervoso central do corpo de todos os debates de agora.
Fonte: Nabil Bonduki

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!