Comissão de Finanças convoca presidente da SPTuris

0
1110
Foto: Luiz França / CMSP

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou a convocação do Presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Alcino Reis Rocha, que desde 2015 está à frente da empresa, para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre o aumento de mais de 50% nos contratos da empresa sem que houvesse alteração de objeto.

A convocação é resultado da pactuação entre os membros do colegiado, que desde o início do ano legislativo verificaram a existência de um grande número de requerimentos aprovados em 2017 e 2018 que ficaram sem resposta da prefeitura. A Lei Orgânica do Município prevê que qualquer informação requerida pelo Legislativo deve ser respondida pelo Executivo no prazo máximo de 30 dias. Além disso, desde 2012 a Lei de Acesso à Informação determina o prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para disponibilização de informações públicas.

Assim, a Comissão estabeleceu que neste ano adotaria o seguinte encaminhamento: requerimentos de informação aprovados pelo colegiado aguardariam os 30 dias para resposta; em caso de ausência de resposta, a solicitação seria reiterada; contudo, passados os 60 dias e persistindo o silêncio do Executivo, seria então aprovado requerimento de convocação aos secretários e/ou presidentes responsáveis.

O primeiro requerimento a estourar o prazo de 60 dias foi o apresentado pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), que solicitava informações que justificassem o aumento de mais de 50%, em 2019 na comparação com 2018, nos contratos da SPTuris sem que houvesse alteração de objetivo. Ou seja, as quantidades e qualidade do serviço foram mantidas, mas os valores pagos dobraram.

Assim, diante da ausência de resposta para este requerimento, os vereadores decidiram, por unanimidade – portanto com apoio da base governista -, convocar o presidente da SPTuris para oferecer explicações à Comissão de Finanças e Orçamento acerca dos questionamentos formulados por Goulart. A vereadora Adriana Ramalho (PSDB) chegou a afirmar durante a discussão que as inconsistências nas contas do SPTuris ultrapassavam o bom senso.

A SPTuris é a empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo e tem por objetivo posicionar e promover o município como “a capital dos negócios, conhecimento e entretenimento da América Latina, destacando seu caráter vanguardista e cultural”.

Estiveram presentes os vereadores Alessandro Guedes (PT), Adriana Ramalho (PSDB), Rodrigo Goulart (PSD), Atílio Francisco (PRB), Fernando Holiday (DEM), Ota (PSB), Soninha Francine (CIDADANIA) e Paulo Frange (PTB).

+ Finanças e Orçamento: Guedes questiona execução do orçamento da cultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!