Fruto da mobilização social, Plano de Metas é rebaixado pelos tucanos

0
1809

As dinâmicas de planejamento das ações do poder público, especialmente no que se refere ao orçamento público, tem tudo a ver com o dia a dia das pessoas, especialmente porque, em âmbito municipal, a eleição de quem vai comandar a prefeitura depende muito do que é apresentado durante as eleições como programa de governo. Construção de equipamentos públicos, obras viárias, serviços oferecidos à população e demais ações dependem da decisão política dos gestores e, mais do que isso, precisam constar nas leis que determinam para onde vai o dinheiro arrecadado pelo governo, inclusive aquele que sai do bolso da classe trabalhadora.

A cidade de São Paulo possui três instrumentos de planejamento da gestão: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no primeiro semestre de cada ano, definindo metas e prioridades, além de estabelecer metas fiscais e apontar os riscos que poderão afetar as contas públicas; o Plano Plurianual (PPA), cuja vigência vai do segundo ano da gestão até o primeiro ano da gestão seguinte; e o Plano de Metas, que organiza as prioridades para os quatro anos de mandato. É a partir destas três referências que o Poder Executivo elabora e o Poder Legislativo discute e delibera a Lei do Orçamento Anual – ou pelo menos deveria.

Apresentar um plano de metas com as prioridades da gestão no prazo de 90 dias após a posse é uma determinação da legislação municipal, assegurada na Lei Orgânica do Município desde 2008, quando a Rede Nossa São Paulo liderou uma mobilização pela aprovação da Emenda à Lei Orgânica nº 30/2008. Essas metas devem ser objeto de audiências públicas regionais, mais temáticas e gerais. Assim, o Plano de Metas possui o diferencial de ser a materialização do programa de governo da candidatura vitoriosa nas eleições, a partir de seus compromissos de campanha e da realidade que encontra no período de transição e nos primeiros meses como gestão.

A atual gestão, iniciada por João Doria (PSDB), que renunciou o mandato pra disputar o governo do estado de São Paulo, deixando seu vice, Bruno Covas (PSDB), à frente da prefeitura, desde o início tem inovado na interpretação da legislação municipal sobre o Plano de Metas. Diferentemente dos programas elaborados por Gilberto Kassab (PSD) e Fernando Haddad (PT), os dois primeiros a apresentar tal ação (já que a legislação é recente e está prevista na Lei Orgânica do Município desde 2008), o plano de Doria tratava basicamente de elevar índices de atendimento nos serviços públicos, secundarizando ou mesmo desprezando a realização de obras.

Doria entregou seu Plano de Metas à Câmara com protestos na galeria | Foto: Luiz França / CMSP

Outra “inovação” de Dória foi a apresentação de uma versão preliminar de seu Plano de Metas que, apesar de ter sido apresentado à Câmara no prazo legal (no dia 30/03/2017), foi construído sem participação social. A publicação do plano final foi feita só no dia 10 de julho de 2017. Durante o mês de abril foram realizadas cinco audiências temáticas, que aconteceram simultaneamente no dia 6 de abril; 32 audiências regionais, uma em cada Subprefeitura, no dia 8 de abril; e duas audiências gerais, dias 9 e 24 de abril.

Além disso, o texto ficou aberto para consulta e apresentação de sugestões pela sociedade, em um hotsite da prefeitura, que gerou polêmica ao exigir CPF para cadastro na página, cujos termos de uso incluía a cessão total dos direitos sobre tudo que os participantes fornecessem de informação – inclusive dados pessoais –, podendo a prefeitura “livremente dispor” para “qualquer uso” e a limitação a uma contribuição por pessoa. Além disso, havia a prerrogativa da prefeitura de repassar os dados a terceiros, sem definir se estes seriam outros governos, empresas ou organizações sociais.

Vereadores petistas e da oposição protestam durante entregado Plano de Metas (30.03.2017) | Foto: André Bueno / CMSP
Tucanos desprezam a relevância do Plano de Metas | Foto: André Bueno / CMSP

CONFUSÃO NO NINHO TUCANO

A disputa interna do PSDB tem tido muita influência na composição do governo e nos rumas da administração da cidade de São Paulo. Desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Bruno Covas tem tentado se distanciar e demarcar com João Doria. Não por acaso no mês de abril, após completar um ano à frente da prefeitura e a um ano e meio da eleição, Covas anunciou mudanças no Plano de Metas do Município. O novo plano de metas, contudo, descaracterizou o plano que, mesmo diante das polêmicas, foi discutido e aprovado pela sociedade em 2017.

As metas subiram de 53 para 71. A atual gestão alterou 28 dos 53 objetivos que haviam sido definidos pelo ex-prefeito João Doria (PSDB) em 2017. Sobre as demais, a Prefeitura decidiu manter integralmente 18, considerou sete já concluídas e criou 25 novas metas.

O argumento do governo para promover a mudança no Plano de Metas é o § 4º do artigo 69-A da Lei Orgânica do Município, que prevê “alterações programáticas” no Plano de Metas, “justificando-as por escrito”. Na ocasião, o tucano atribuiu revisão a mudanças na economia nos últimos dois anos, como a falta de uma reforma previdenciária. Embora Covas tenha argumentado a necessidade de reajustar as metas diante de uma “frustração do comportamento do PIB em 2017 e 2018 em relação ao que se projetava”, o Plano de Metas de Doria custaria R$ 10,8 bilhões e o de Covas R$ 12,8 bilhões.

“O Plano de Metas apresentado em 2017, apesar de tudo, tinha a legitimidade do debate público e estava pactuado com a sociedade. Mas o prefeito está mais preocupado com a eleição do que em manter os valores republicanos”, afirmou o Líder da Bancada do PT, vereador Alfredinho.

Veja a análise completa da Liderança do PT

Veja o Plano de Metas de João Doria

Veja o Plano de Metas de Bruno Covas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!