Petistas propõem renomear Subprefeitura de Cidade Ademar

0
2520
Pedreira, distrito periférico localizado na zona sul da Capital | Foto: Joyce Ribeiro/CBN

A Comissão de Administração Pública discutiu hoje, 29, a renomeação da Subprefeitura de Cidade Ademar, que compreende os distritos de Cidade Ademar e Pedreira, de maneira a contemplar ambos os bairros na denominação oficial. Assim, a localidade seria compreendida como Cidade Ademar/Pedreira no artigo 7º, item 16 da Lei 13.399/2002, que criou as Subprefeituras em São Paulo.

O Projeto de Lei (PL) 215/2015 é de autoria dos vereadores Alessandro Guedes e Jair Tatto, ambos do PT. “A intenção desse projeto é atender ao pedido da população que deseja o reconhecimento da importância do Distrito Pedreira para a Subprefeitura da região, colocando o nome do seu distrito no nome da Subprefeitura”, explicam os parlamentares na justificativa da matéria.

Composta por dois distritos, a Subprefeitura de Cidade Ademar e Pedreira possui 30,7 km², e 370 mil habitantes. Contudo, os dois distritos possuem características muito distintas: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na Pedreira é de 0,777 e a renda da população é R$ 3 mil, na Cidade Ademar o IDH é 0,801 – acima da média para o município, que é 0,783 – e a renda da população é R$ 5,5 mil.

Assim, a renomeação, mais do que um simples reconhecimento formal, tem o sentido de dar maior visibilidade para uma região do Município que sofre com a ausência de serviços e equipamentos públicos. De acordo com a Rede Nossa São Paulo, 21% dos domicílios de Pedreira estão situados em favelas e em condições precárias; apesar de ser um distrito populoso, não há terminal de ônibus e estação de trem ou metrô – a estação de trem mais próxima é a Jurubatuba da Linha 9-Esmeralda da CPTM; o distrito não tem hospital municipal e a população precisa se deslocar até o Hospital Geral de Pedreira, que é do governo do estado e está localizado no Distrito Campo Grande, na região da Subprefeitura de Santo Amaro.

+ Administração Pública: Donato cobra informações sobre Fundo de Desenvolvimento Urbano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!