Gleisi: Nesta eleição vamos disputar um modelo de democracia para o Brasil

0
1091
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

À medida em que nos aproximamos da eleição, voltam a circular velhas mentiras contra o PT: risco para economia, medo na política. O antipetismo é colocado como pauta eleitoral, deixando-se de discutir os problemas concretos e reais do Brasil.

O PT faz tremer e representa um risco sim, mas não para a economia popular nem para as políticas de governo, muito menos para a democracia. Quem treme diante do PT é a elite econômica e política atrasada, carcomida pelos privilégios, arrogante, autoritária.

Essa elite deu um golpe em 2016 para tirar um governo eleito, prometendo “salvar” o país. A única coisa que produziu com seu golpe foi um candidato a presidente que prega o desprezo e a eliminação de quem é diferente.

O PT oferece riscos, sim, para o time do atraso. O risco de o povo ter emprego de novo; de melhorar a renda do trabalhador; de ter crédito barato; de ter investimentos públicos; de reduzir a dívida pública! Sim, porque foi isso que o PT fez quando governou!

Temos de ir pra rua agora, de cabeça erguida e com a fala forte. Nenhum, nenhum mesmo de nossos adversários fez pelo povo brasileiro, pelos trabalhadores, pelas mulheres, pelos jovens deste país o que o PT fez durante seus governos, oferecendo respeito e oportunidade!

É no debate nas ruas que ganharemos esta eleição. Com Lula, com Haddad, com o povo. Não é hora de recuos, nem de dar trela aos “mimimis” da imprensa e do mercado, que no jogo de seus interesses sugere moderação programática a nós, concessões ao mercado, negação da força política de Lula, para “unir forças progressistas” contra a ameaça autoritária da coisa política que eles criaram.

Para nós a democracia é um valor concreto ou não é democracia plena! Pressupõe que o povo tenha direitos mínimos, não passe fome e nem necessidades.

Foi essa elite torpe, que fala em democracia depois de rasgar 54 milhões de votos, esse sistema atrasado e seu candidato autoritário e falastrão que tiraram Dilma e prenderam Lula!

São os mesmos que apoiaram a reforma trabalhista, a terceirização, que joga milhões de pessoas no desempregoe reduz o salário de quem está empregado. São os mesmos que aprovaram a Emenda 95, que está desmontando o Estado brasileiro e acabando com as políticas públicas.

São os mesmos que estão entregando a Petrobras para as petroleiras estrangeiras, aumentando a gasolina todos os dias e encarecendo o gás de cozinha! São os mesmos que venderam a Embraer e querem vender a Eletrobrás. São os mesmos que querem a reforma da previdência contra os aposentados.

Não, estes não entendem de democracia Foram eles que espalharam o ódio e criaram Bolsonaro. São inconsequentes, irresponsáveis. Querem uma agenda e um resultado eleitoral para contemplar seus privilégios. Temos de dizer fortemente a eles que no Brasil não cabem as políticas liberais!

Nesta eleição, não disputamos apenas o voto. Estamos disputando o modelo de desenvolvimento e o conceito de democracia que queremos aprofundar daqui pra frente. Não cabem vacilações. Já mostramos que é possível governar este país para sua população e não só para os privilegiados. Já fizemos, junto com o povo, e vamos fazer de novo.

Gleisi Hoffmann é senadora (PT-PR) e presidenta nacional do PT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!