Audiência na Alesp rejeita PL das cesáreas

0
1299
Foto: Elineudo Meira

A vereadora Juliana Cardoso participou nesta quarta-feira, 19, da audiência pública “O Parto e a Saúde Integral da Mulher e da Criança”, realizado no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo, convocado pelas frentes parlamentares dos Direitos das Mulheres, para Promoção da Igualdade-Racial e de Defesa da Vida das Mulheres. Os trabalhos foram coordenados pela deputada estadual Beth Sahão (PT) e diversos movimentos e entidades de mulheres e da área da saúde participaram do evento.

A parlamentar contribuiu com o debate, juntamente com especialistas e com a sociedade civil, sobre o PL 435/2019, de autoria da estadual Janaína Paschoal (PSL), que estimula a realização de cirurgias cesáreas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa pauta tem várias versões, mas o que é unânime para o diálogo com as mulheres não é simplesmente se [o parto] é cesárea ou não, mas é olhar de fato o orçamento, o local e forma como esses profissionais já são conduzidos, desde a universidade, para realizar cesáreas”, explicou a parlamentar petista. “Cesárea indevida também é violência obstétrica”, completou Juliana.

A vereadora Juliana Cardoso contou que houve pressão para que seus projetos sobre humanização do parto não fossem aprovados | Foto: Elineudo Meira

A vereadora do PT é autora de diversos projetos sobre o tema, incluindo as leis que criam o Programa Centro de Parto Normal – Casa de Parto (Lei 15.945/2013) e a que permite a presença de doulas durante o pre-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto nos equipamentos da rede municipal de saúde(Lei 16.602/2016), além de ter contribuído para a inclusão das obstetrizes no quadro de servidores da saúde municipal (Lei 16.122/2015).

De modo geral há o temor de que a proposta apenas aumente o número de partos cesarianas realizados no SUS, sem significar a redução de casos de violência obstétrica, por exemplo. “A gente quer que a mulher tenha acesso ao melhor parto, acolhido, respeitoso, sem violência, seja cesariana, seja vaginal. E que a cesariana, quando necessária, seja bem aplicada”, afirmou a deputada estadual Beth Sahão.

A principal reivindicação das mulheres presentes à audiência foi que a deputada retirasse o pedido de tramitação de urgência do projeto, para que houvesse mais debate, com acúmulo de opiniões e dados, aprovando um projeto que garanta a efetiva possibilidade de escolha e decisão das mulheres. Também foi estimulada a discussão sobre o acesso a informações sobre o parto durante todo o pré-natal, bem como o respeito à legislação já existente, como a Lei estadual 15.759/2015, de autoria do deputado estadual Carlos Bezerra (PSDB), que regulamenta a humanização do parto na rede estadual de saúde, e o cumprimento do Plano de Atenção Integral à Saúde da Mulher ,que há anos é ignorado pelo governo paulista.

A ex-ministra de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci, professora de saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lembrou que parto humanizado, cesariana e laqueadura são procedimentos já contemplados na legislação e nas normas de atendimento à mulher do SUS. “O que falta é qualificação nesse atendimento. Ninguém pode escolher com autonomia se não for bem informada, se não é acolhida. As mulheres precisam de acolhimento e informações. E não é no ato do parto é nos nove meses de pré-natal”, afirmou.

Ao final da audiência, a deputada do partido de Jair Bolsonaro admitiu refletir melhor sobre as críticas e propostas apresentadas durante o evento. O projeto foi debatido por dezenas de mulheres, durante quatro horas. A votação do texto está prevista para a próxima terça-feira, 25, e haverá uma reunião técnica antes do debate em plenário, para a qual foram convidadas representantes de entidades contrárias ao projeto para tentar construir uma nova redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!