#BalançoDasComissões – Semana 20 a 24 de setembro

0
692

Acompanhe a atuação dos parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores nas Comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Semana 20 a 24 de setembro

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

O colegiado aprovou parecer de legalidade com substitutivo ao PL 415/2020, de autoria da bancada do PT e do então vereador Reis (PT), que institui o Programa São Paulo defende a Vida no combate à Covid-19 e autoriza a adoção de medidas de assistência social devido à pandemia na capital. 

Também foi aprovado o parecer de legalidade ao PL 360/2020, de autoria do vereador Arselino Tatto (PT), que concede indenização especial aos dependentes de agentes públicos das áreas da saúde e de funcionários de atividades auxiliares essenciais ao sistema de saúde no enfrentamento à pandemia que faleceram vítimas de Covid-19. 

Além das proposituras assinadas por parlamentares do PT, a CCJ aprovou a redação final do Projeto de Lei 497/2021, do Executivo, que estabelece normas e diretrizes para a realização dos concursos públicos da administração municipal direta e indireta.

Audiência Pública

Na próxima terça-feira, 28/09, às 9 horas, será realizada uma Audiência Pública virtual para abordar o rumo e os impactos do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) no município. 

Para participar: Inscreva-se AQUI ou envie sugestões no formulário oficial.

Acompanhe a transmissão: Canal da CMSP no Youtube ou no auditório virtual.

Comissão de Finanças e Orçamento 

Durante a reunião ordinária da Comissão de Finanças, os membros aprovaram parecer favorável com substitutivo da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) ao PL 178/2018, do vereador Jair Tatto (PT), que trata sobre a instalação de placas em braille no interior de táxis contendo o número de identificação dos veículos, para facilitar seu reconhecimento por passageiros com deficiência visual. 

Além da apreciação dos itens presentes na pauta, os parlamentares receberam o economista Sidney Richard Sylvestre, consultor da CTEO (Consultoria Técnica de Economia e Orçamento) da Casa Legislativa, que apresentou um resumo das receitas e despesas do município. 

Audiências Públicas

A exposição de Sylvestre auxiliará os parlamentares no debate que acontecerá na próxima quarta-feira, 29/09, sobre a situação financeira da Prefeitura de São Paulo no segundo quadrimestre do ano. 

Para participar: Inscreva-se AQUI ou envie sugestões no formulário oficial.

Acompanhe a transmissão: Canal da CMSP no Youtube ou no auditório virtual.

Já a segunda Audiência Pública, programada para a próxima semana, 30/09, às 10 horas, discutirá 17 Projetos de Lei de diversos parlamentares. Confira quais proposituras assinadas por membros da bancada petista estão na pauta: 

PL 619/2019, do vereador Arselino Tatto – Altera § 3° do inciso XI do artigo 245 da Lei 16.402/2014 e institui o Programa Mãe Trabalhadora no município de São Paulo. 

PL 648/2020, do vereador Alessandro Guedes – Declara de utilidade pública a área localizada a rua Suíte de Natal no bairro Gleba do Pêssego em Itaquera e dá outras providências.

PL 253/2021, da vereadora Juliana Cardoso, vereador Eduardo Suplicy e coautores – Dispõe sobre a Política Municipal de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e na Rua da Cidade de São Paulo.

PL 82/2021, da vereadora Juliana Cardoso e coautores – Dispõe sobre a inclusão de medidas de capacitação socioemocional no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica no Município de São Paulo.

Para participar: Inscreva-se AQUI ou envie sugestões no formulário oficial.

Acompanhe a transmissão: Canal da CMSP no Youtube ou no auditório virtual.

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

O colegiado promoveu uma Audiência Pública na terça-feira, 21/09, para debater o PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Ginásio do Ibirapuera. 

Durante o debate, o líder da bancada do PT, o vereador Eduardo Suplicy, ressaltou que o PIU sequer será votado na Câmara Municipal de São Paulo “Mas há de se destacar a participação fundamental do Conselho Municipal de Política Urbana neste caso, que deve opinar sobre projetos de intervenção urbana e que tem competência para tal. Destaco minha preocupação com este processo, sobretudo pelo impacto que terá sobre o esporte nacional, que poderá ser duramente afetado caso ocorra a concessão do ginásio como foi apresentada, com a supressão de diversos equipamentos tão importantes”, aponta Suplicy.

Assista ao debate:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=M6bsZXBNpoE[/embedyt]

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

Na última reunião ordinária do colegiado, presidida pelo vereador petista Senival Moura, os membros do colegiado aprovaram pareceres de três Projetos de Lei. Confira a pauta na íntegra

Comissão de Saúde, Promoção Social e Mulher

Durante a reunião ordinária da Comissão, os membros avaliaram oito Projetos de Lei, um Projeto de Resolução e três requerimentos.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Os membros do colegiado aprovaram o parecer do Projeto de Resolução 9/2020, de autoria do vereador Antonio Donato (PT), que versa sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo, da Frente Parlamentar em Defesa do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da cidade de São Paulo).

A justificativa do PR aponta “Será um mecanismo importante de mobilização e articulação em defesa da manutenção desta parceria que pode ser destruída pelas medidas tomadas pela Municipalidade”.

Comissão de Administração Pública

Mais uma propositura de autoria petista avançou na Câmara, o PL 59/2021, de autoria do vereador Jair Tatto, teve o parecer aprovado durante a reunião ordinária da Comissão de Administração Pública. A matéria prevê a criação do Selo de Responsabilidade Social “Parceiros das Mulheres” para empresas que priorizam a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica.

O colegiado também aprovou o parecer favorável ao substitutivo da CCJ ao PR 4/2021, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de fiscalização, acompanhamento e controle do processo de evolução da vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. A iniciativa é assinada pela vereadora Juliana Cardoso (PT), vereadores Alessandro Guedes (PT), Antonio Donato (PT) e coautores.

Assim como o PL 428/2019, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o PIU (Projeto de Intervenção Urbana) na Vila Leopoldina  – Villa Lobos, que tem como objetivo estabelecer as intervenções e medidas voltadas ao uso, ocupação do solo e requalificação do território, segundo a estratégia do Plano Diretor do município.

➨ Comissões Extraordinárias 

Comissão do Idoso e Assistência Social

Os membros da Comissão trataram durante uma Audiência Pública sobre a inclusão da velhice na CID (Classificação Internacional de Doenças) proposta pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=WiDvkHjnGas[/embedyt]

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

Os membros do colegiado abordaram o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro. Para tratar sobre o tema, receberam a a empreendedora Aline Rieira, idealizadora do projeto coletivo Señorita Currier, que trabalha com entrega através de bicicletas e é destinado somente às mulheres e LGBTQIA+.

Os parlamentares também tiveram a oportunidade de receber Igor Pantoja, representante da Rede Nossa São Paulo, que fez uma exposição de dados da última pesquisa da entidade sobre a mobilidade urbana no município. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!