CONTRA O RACISMO, A INTOLERÂNCIA E A CENSURA

0
817

A Bancada de vereadores do PT de São Paulo repudia a manifestação de intolerância e tentativa de censura que ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a abertura da exposição “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras”. A atitude foi praticada pelo Deputado Federal Coronel Tadeu (PSL-SP), que vandalizou a peça da exposição que denunciava a violência policial racista.

O desmonte de politicas públicas e direitos sociais promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) e seus correligionários estimulam o genocídio da juventude negra e fazem as estatísticas de feminicídio contra mulheres negras aumentarem exponencialmente.

Saudamos a posição firme e assertiva da Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ), que, ao lado de outras parlamentares comprometidas com a luta antirracista, não se intimidou diante da truculência e denunciou oficialmente e com um discurso histórico no plenário, o ato covarde do deputado do PSL. Sabemos, entretanto, que a única forma combater esse tipo de postura é ampliando a participação de deputadas e deputados negros e comprometidos com as bandeiras de luta para combater o racismo.

Nos solidarizamos, ainda, com a Deputada Federal Maria do Rosário (PT-RS), mais uma vez agredida nas dependências da Câmara por um grupo de apoiadores de outro deputado do PSL, Daniel Silveira (RJ, aquele que ganhou notoriedade ao quebrar a placa com a denominação de Marielle Franco). O racismo e a misoginia se constituem como pilares da conduta daqueles que não prescindem de seus privilégios e não toleram a diversidade e o debate de ideias.

Seguiremos honrado as memórias de Zumbi e Dandara dos Palmares, assim como a de Marielle Franco, e lutando por justiça, contra o racismo e para reparar a dívida histórica que a elite brasileira possui com o povo negro. Povo esse que descende daqueles que foram escravizados e permanecem vítimas do racismo institucional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!