PT denuncia Golpe de Estado na Bolívia

0
762
Evo anuncia renuncia após exigência dos Comandantes das Forças Armadas

O Partido dos Trabalhadores por meio de sua Executiva Nacional e através de suas bancadas no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais repudia o Golpe de Estado cívico-militar empreendido contra o governo de Evo Morales.

Neste domingo (10/11), o recém eleito presidente da Bolívia Evo Morales renunciou à presidência da Bolívia, após sofrer diversas ameaças de militares rebelados – incluindo sequestro de familiares e espancamento de governadores de seu partido –, em um movimento oposicionista de caráter claramente golpista. Ao ato do presidente, seguiram-se outras renúncias de lideranças do MAS (Movimento al Socialismo), incluindo o vice-presidente, a presidenta do Senado e o presidente da Câmara. Atualmente Evo Morales encontra-se exilado no México.

Apesar das críticas que podem ser feitas à tentativa de Evo Morales de concorrer a um quarto mandato, cuja constitucionalidade foi garantida por uma interpretação jurídica controversa feita pela corte constitucional do país, após plebiscito cujo resultado foi contrário às aspirações do ex-mandatário, não há justificativa para a escalada de violência empregada pela oposição nem o retorno da tutela militar sob os processos políticos do continente.

O próprio Evo Morales, após consentir com uma auditoria das eleições pela OEA que apontou alguns indícios de fraudes – cometidas, supõe-se, para evitar um segundo turno — havia sinalizado para uma saída pacífica para a crise: um novo processo eleitoral, sob estreita vigilância dos órgãos de fiscalização, de observadores internacionais e da imprensa.

O processo político boliviano relembra anos tenebrosos para o país, da ditadura militar de Hugo Banzer, uma das mais cruéis do continente, instaurada pelo pacto dos oligarcas locais com a ditadura brasileira e com os Estados Unidos. Hoje, vemos o governo Trump celebrar a renúncia de Evo Morales, assim como o governo de Jair Bolsonaro.

É importante considerar que o golpe boliviano se volta contra uma das mais bem-sucedidas experiências dos chamados “governo progressistas” na região: com uma média de crescimento superior ao dobro do resto do continente, reduzindo a pobreza e o coeficiente de desigualdade em 25 pontos porcentuais cada; conquistando o título de território livre do analfabetismo pela Unesco; nacionalizando os hidrocarbonetos, após a privatização de gestões neoliberais passadas ao mesmo tempo que assegurava as menores taxas de desemprego e inflação do continente.

Esta experiência também foi responsável por incluir politicamente, pela primeira vez em sua história, os povos tradicionais e indígenas: a Constituição promulgada em 2009 assegura amplos direitos aos povos indígenas, consolidando o país como Estado plurinacional. Este aspecto foi fortemente atacado na atual ação oposicionista: o palácio presidencial foi invadido com manifestantes carregando cruzes e bíblias, após arrancarem uma imagem de Pachamama e militares ostentaram seu repúdio à cultura aymara rasgando de suas fardas a bandeira Wiphala – representante da filosofia desta nação indígena, assim como da diversidade étnica e cultural do Estado boliviano.

Contra o retorno de tempos sombrios do continente, no qual crises políticas eram solucionadas por quarteladas, ontem movimentos sociais, partidos políticos e imigrantes bolivianos se reuniram em um belo ato em repúdio ao golpe de Estado e em solidariedade ao povo boliviano em frente ao Consulado Geral da Bolívia em São Paulo, localizado na Vila Mariana. Democracia sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!