Sem debate, governistas aprovam 41 privatizações

0
1192

Foi aprovado nesta quarta-feira, 16, o Projeto de Lei 611/2018, de autoria do Executivo, que inicialmente previa a desestatização de sete áreas municipais. Já na primeira votação o governo apresentou um substitutivo que reduzia para cinco o número de imóveis a serem privatizados. A Bancada do PT fez o debate e registrou voto contrário, tendo em vista a ausência de informações sobre essas áreas e a imprecisão acerca da modalidade de desestatização.

Na segunda votação, um novo substitutivo foi apresentado, de última hora, incluindo a desestatização de outras 36 áreas, totalizando 41 espaços públicos, além de doação de um terreno para a União e de outros dois para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Vale ressaltar que essas três áreas são hoje ocupadas pela Unifesp, que possui interesse em permanecer nos locais, porém a área que será destinada para a União faz divisa com prédio da Marinha, motivo que a Prefeitura de São Paulo utilizou para justificar a retirada da cessão à universidade.

De acordo com o vereador Alfredinho, Líder da Bancada do PT, houve falta de transparência por parte do governo de acrescentar, de última hora, a privatização de um conjunto de imóveis, sem possibilitar que os parlamentares pudessem estudar a viabilidade da proposta do Executivo. “Muitos deles nós não conseguimos saber onde ficam porque não deu tempo de localizá-los, fazer algum tipo de vistoria para avaliar se é o caso de vendê-los. Alguns desses terrenos poderiam não ser vendidos e serem utilizados como equipamento público”, afirmou o vereador no plenário.

A Bancada do PT apresentou um substitutivo removendo a desestatização de áreas do projeto, já que não houve nenhuma discussão com a população e nem mesmo os vereadores tiveram tempo hábil para avaliar a proposta do Executivo. Além disso, o substitutivo do PT previa a doação das três áreas à Unifesp, conforme pedido da própria universidade, para dar continuidade ao oferecimento de serviços médicos prestados nesses locais. Contudo, foi aprovado o substitutivo do governo, com 34 votos favoráveis e 15 contrários.

+ Leia Mais: Privatizações de Covas incluem escolas, praças e áreas verdes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!