Vereadores do PT cobram esclarecimentos sobre o serviço funerário municipal

0
1211

Nesta quarta-feira, 24, a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São Paulo protocolou uma representação ao TCM que questiona a transferência dos serviços de traslado funerário

A liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São Paulo protocolou na última quarta-feira, 24, uma representação ao TCM (Tribunal de Contas do Município) que questiona a transferência dos serviços de translado funerário, após denúncias feitas pelo Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) sobre o Serviço Funerário Municipal

A representação encaminhada ao TCM exige explicações sobre diversos pontos mencionados no Diário Oficial do Município durante o processo de transferência da gestão do sistema do Serviço Funerário para empresa privada.

Na descrição feita na publicação, houve uma omissão substancial que a empresa contratada deveria, além de outras funções, ser responsável pelo gerenciamento do sistema. A informação foi disponibilizada no edital, mas, inexplicavelmente, não constava na publicação original. Inicialmente, quem estava interessado em gerenciar o sistema, não teve acesso direto à informação, o que configura uma falsa publicidade.

O edital também indicou que a gestão Covas exige veículos zero km para a execução do serviço, mas a contratação é de apenas seis meses e não seria razoável tal exigência. Em meio ao cenário pandêmico, a falta de abastecimento de peças impede as montadoras de garantirem a agilidade na produção de automóveis e a conjuntura pode se tornar ainda mais lentificada quando tratamos de veículos adaptados, que estão inclusos nas especificações necessárias para a realização de traslados de corpos. 

Outro ponto abordado pela representação aponta que não foi solicitada a exigência de comprovação de experiência de “gerenciamento do sistema”, o que não comprova que a empresa está apta para prestar o serviço.

Uma questão que foi incluída na representação e foi apontada pelo SINDSEP, foi a demissão de trabalhadores do setor em cargos comissionados. De acordo com o Decreto nº 9.507, de 21 de setembro de 2018,  apenas os serviços auxiliares e acessórios que não envolvam tomada de decisão ou ações de planejamento e controle podem ser executados por terceiros contratados, o que não se aplica à licitação. 

Confira a representação na íntegra AQUI.

REQUERIMENTO – COMISSÃO DE FINANÇAS

Durante a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, realizada na última quarta-feira, 24/03, o vereador Jair Tatto, presidente do colegiado, solicitou que a Superintendência do Serviço Funerário do Município de São Paulo encaminhe um relatório detalhado sobre a transferência da gestão do sistema do Serviço Funerário para empresa privada e descreva como será feito o controle e fiscalização do contrato.

Entre outros esclarecimentos solicitados através do requerimento, o documento  visa o desdobramento de outras questões sobre a prestação de serviço, questionando o remanejamento de servidores que trabalhavam na mesa de tráfego — área responsável pelo controle da saída dos carros da garagem — e a exigência de veículos zero km para as operações.

Confira o requerimento na íntegra AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!