Nota contra política higienista do governo Dória

0
1485

Anunciada como medida de embelezamento da cidade, o Programa Cidade Linda já dá sinais de contradição com os interesses populares.
No mesmo dia em que o prefeito e sua equipe fantasiavam-se de garis para as câmeras e os holofotes, notícias publicadas pela imprensa dão conta que cerca de 70 moradores em situação de rua foram hostilizados e tiveram seus pertences – documentos pessoais, cobertores, roupas, alimentos, materiais de trabalho, entre outros – tomados pela Prefeitura no Parque da Mooca.
Neste mesmo sentido, a instalação de telas em volta do Viaduto Doutor Plínio de Queirós, na Avenida Nove de Julho, e a inexistência de uma ação voltada para as pessoas ali localizadas, parece-nos uma ação de segregação. Repudiamos ações que desrespeitem as pessoas em situações de rua e reiteramos os esforços empenhados durante a gestão do prefeito Fernando Haddad, proibindo a retirada de pertences da população de rua, assim como o recolhimento de seus instrumentos de trabalho.
Preocupa-nos a espetacularização dos serviços públicos, especialmente quando observamos que as áreas fora do programa estão sendo prejudicadas pela divisão e deslocamento das equipes de trabalho, diferente do que havia sido prometido pelo prefeito João Dória (“Mutirão de Doria transfere mão de obra para ‘embelezar’ cidade”, Estadão, 4/1/16, p. A14).
Também não podemos deixar de registrar nossa atenção diante do anúncio da intolerância em relação aos trabalhadores ambulantes, especialmente em um momento de crise econômica, quando o Sindicato dos Microempreendedores e Economia Informal do Estado de São Paulo estima 200 mil ambulantes na capital paulista.
Reafirmamos o compromisso da Bancada do PT com a população mais pobre da cidade de São Paulo e não abriremos mão de trabalhar incansavelmente para que as medidas adotadas pelo novo governo não sejam pautadas por uma visão higienista, e sim por respeito às pessoas e na atenção aos direitos humanos.
Liderança do Partido dos Trabalhadores
Câmara Municipal de São Paulo
São Paulo, 6 de janeiro de 2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!